segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mãe Decide que os Livros de Gossip Girl são Inapropriados, e os Tira de uma Biblioteca Pública

A mãe que se recusou a devolver quatro livros da série Gossip Girl porque não aceitava o conteúdo dos livros finalmente os devolveu à Livraria Pública.
Tina Harden, que mantinha os livros em seu poder desde o outono de 2008 para evitar que jovens leitores os lessem, disse que os devolveu não por pelas críticas que recebeu, mas porque ela alcançou seu objetivo de deixar as pessoas conscientes do problema através da atenção que consegui da mídia.
“Existia um lado bom que poderia vir de mim segurando os livros para fazer protesto, e eu senti que consegui isso,” disse Harden, que tem três filhos adolescentes. “Eu sinto que fiz minha parte ajudando a focar atenção nisso.”
Agora, ela disse, está nas mãos da biblioteca “Seminole County” ter certeza de que aqueles livros de conteúdo inapropriado não estejam disponíveis para crinaças.
Depois que um artigo sobre Harden apareceu no jornal Orlando Sentinel, um homem doou livros para substituir na biblioteca e vários outros disseram à biblioteca que planejavam enviar cheques ou livros para substituir os que Harden tinha pegado. A biblioteca não está mais aceitando doações dos livros de Gossip Girl, que, tal como a série de TV, conta a escandalosa vida de um grupo de jovens ricos.

Harden foi procurada para inúmeras entrevistas de veículos de comunicação.
Cerca de 200 pessoas comentaram sobre a história no OrlandoSentinel.com. Muitos criticaram Harden por julgar o que os filhos de outras pessoas deveriam ler, e apontaram os livros eram de propriedade pública. Com mais de 2.500 respostas a uma pesquisa do OrlandoSentinel.com, 81% disse que Harden deveria devolver os livros.
Mas Harden disse que nunca viu os comentários e não foi influenciada por eles.
Harden deve cerca de $85 por não devolver os livros na data certa e não pagou esse valor ainda. Ela diz que espera que a biblioteca perdoe a dívida.
“Não é que eu perdi os livros ou não tive vontade de devolvê-los,” ela disse. “Eu quero que nós trabalhemos juntos. Espero que eles tenham os mesmos objetivos que eu.”
A gerente da Biblioteca Seminole County, Jane Peterson disse que o sistema da biblioteca não pode perdoar a dívida, mas que ficou agradecida de ter os livros de volta.
“Estou feliz por ver que a biblioteca recebeu apoio, e estou satisfeita por ter os livros de volta,” disse a gerente.
Em 2008, Harden pegou quatro livros — um da série Gossip Girl e três da série se livros spinoff It Girl — depois que sua filha os pegou na biblioteca Seminole. Mas quando ela folheou os livros e viu a linguagem e as referências a sexo e drogas, ela pediu à biblioteca que mantivesse os livros longe das mãos dos mais jovens. Harden gostaria de ver avisos sobre o conteúdo assim como restrições quanto a idade par certos livros.
Quando a biblioteca disse que colocaria os livros na seção de livros adultos, mas que não iria restringir a locação deles, Harden decidiu que ficaria com os livros, com a idéia de ela estaria prevenindo outras jovens meninas de ler aquele material.
Harden não culpa as pessoas que se ofereceram para substituir os livros.
“Eles estão tomando iniciativas baseadas em uma coisa que eu fiz, e é isso que faz nosso país ser tão bom, pois nós temos liberdade,” ela disse. “Eu sinto como se eu fosse o tipo de pessoa que fica na contramão. Eu só quero que as crianças estejam a salvo e não encontrem material que seja inapropriado para a sua idade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário